A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida organizou, entre os dias 20 e 22 de janeiro, a reunião presencial do consórcio do projeto INFIRE, financiado pelo Programa Interreg Euro MED, que decorreu na Casa da Baía, em Setúbal.
O projeto INFIRE tem como objetivo apoiar autoridades públicas locais e regionais no planeamento e financiamento de medidas identificadas nos planos de adaptação climática, através do desenvolvimento, teste e avaliação de soluções concretas, com especial enfoque em soluções baseadas na natureza.
O encontro reuniu parceiros da Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, França, Grécia, Itália e Portugal, promovendo a partilha de experiências e o trabalho colaborativo no âmbito dos projetos-piloto em curso.
Durante os três dias de trabalho, a ENA promoveu a apresentação dos projetos Microbosques, do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e Ilhas de Biodiversidade, da Lisnave, bem como a realização de dois workshops dedicados à utilização da ferramenta VCW, da VCW Lab, ao catálogo de soluções baseadas na natureza, do projeto URWAN (Make it Better), e à sua aplicação nos diversos territórios abrangidos pelo INFIRE.
O encontro terminou com visitas aos três projetos-piloto apoiados pela ENA no âmbito do projeto, localizados nos municípios de Sesimbra, Setúbal e Palmela.