No âmbito do projeto europeu WESHARE, que tem como objetivo desenvolver e testar modelos de comunidades de energia em parques empresariais, os parceiros dos três países-piloto — Portugal, Espanha e Bélgica — estiveram reunidos esta semana na região de Flandres (Bélgica) para um workshop internacional organizado pelo parceiro POM Antwerpen.
Durante o encontro, foram debatidos os enquadramentos legais, técnicos e sociais que moldam a colaboração energética entre empresas em cada país, assim como os desafios e oportunidades para implementar soluções partilhadas de produção, consumo e gestão de energia.
As ideias e boas práticas recolhidas neste encontro de trabalho conjunto irão alimentar a próxima fase do projeto WESHARE, que prevê o desenho e teste de modelos adaptados de comunidades de energia empresarial nos três territórios.
O projeto WESHARE assume-se como uma iniciativa estratégica para impulsionar a transição energética a nível local, promovendo a cooperação entre empresas na gestão dos seus recursos energéticos, com benefícios não só económicos, mas também ambientais e sociais.
A inovação e o trabalho em rede entre os diferentes países participantes são elementos-chave para garantir que a transição energética nos parques empresariais contribui efetivamente para as metas de neutralidade carbónica da União Europeia até 2050.