A ENA marcou presença no 35.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorreu na Alfândega do Porto entre 11 e 13 de fevereiro organizado pela AHP- Associação da Hotelaria de Portugal, sob o tema Wake Up Call: Despertar para a Mudança -um claro desafio ao setor para transformar reflexão em ação.
Neste enquadramento, a ENA apresentou, na área de expositores, a ferramenta Turismo + Sustentável - Monitorização e Gestão Energética para a Hotelaria, financiada no âmbito do PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia,
aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Esta solução permite monitorizar consumos de eletricidade, gás e água, gerar relatórios de desempenho energético e emissões e alertar para consumos desviantes com base em algoritmos de Inteligência Artificial.
Ao transformar dados em informação estratégica, a ferramenta apoia a tomada de decisão, melhora a performance energética das unidades hoteleiras e contribui para a redução de custos, reforçando a competitividade do setor.
Foram três dias particularmente relevantes para networking qualificado, partilha de boas práticas e reforço de parcerias.