No próximo dia 22 de setembro de 2025, a Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, será palco de uma nova Ilha de Biodiversidade, numa iniciativa que une a Lisnave, o projeto Ilhas de Biodiversidade e a AICEP, no âmbito do programa Osaka em Portugal e da Expo 2025, no Japão.
A ação consiste na criação de uma mini floresta urbana de 50 m², através do método Miyawaki, que permite o crescimento rápido e autossustentável de ecossistemas, utilizando 150 árvores e arbustos nativos de 35 espécies diferentes.
Além de regenerar um espaço urbano e promover sombra numa área escolar, o projeto envolve alunos, professores e colaboradores da Lisnave, reforçando o papel da comunidade na luta contra as alterações climáticas e na promoção da sustentabilidade.
Esta iniciativa, que a Lisnave já desenvolveu nos seus estaleiros em 2023 e 2024 (ver vídeo aqui), conta com o selo oficial da Expo 2025 Osaka e destaca-se como um exemplo de responsabilidade ambiental e de ligação entre Portugal e o Japão.
Convidamos todos a associar-se a esta causa e apoiar este gesto simbólico rumo à descarbonização e ao envolvimento da comunidade na preservação ambiental.
Mais infiormação: Mini Florestas juntam Portugal e Japão em Lisboa e Setúbal