ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
06 Abr 2024
Autarquias e Entidades Regionais unem-se para alcançar a Neutralidade Carbónica no território Arrábida

Diário do Distrito. Mais de uma dezena de entidades da região, incluindo as câmaras municipais de Setúbal, Sesimbra e Palmela, firmaram um memorando de entendimento nesta sexta-feira, comprometendo-se com a promoção da neutralidade carbónica no Território Arrábida.


No Salão Nobre dos Paços do Concelho, as câmaras municipais de Setúbal, Sesimbra e Palmela, com outras entidades regionais, selaram um compromisso histórico em prol da neutralidade carbónica no Território Arrábida.

Este memorando de entendimento representa um marco importante na luta contra as alterações climáticas, formalizando o empenho coletivo para promover a descarbonização nesta região.

As alterações climáticas emergem como uma das principais preocupações dos municípios envolvidos, refletindo-se em iniciativas proativas de transformação que impulsionam novas dinâmicas territoriais, incluindo investimentos em infraestrutura e parcerias estratégicas.

Destacam-se projetos emblemáticos como o Parque Urbano da Várzea e o CLIMAAX, este último um projeto europeu dedicado à resiliência climática. O Parque Urbano da Várzea recebeu reconhecimento da União Europeia como uma medida exemplar de adaptação às alterações climáticas, especialmente no que diz respeito à gestão de cheias rápidas.

Com este compromisso coletivo, as entidades envolvidas demonstram uma determinação firme em enfrentar os desafios climáticos e em buscar soluções inovadoras para construir um futuro mais sustentável e resiliente para o Território Arrábida e as suas comunidades.

Descarregar documento(s):
enernetmob_6th_newsletter_PT.pdf

Últimas Notícias

Todas as notícias...