ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
21 Jun 2021
Estratégia de mobilidade elétrica para o território da Arrábida

SemMais. Trabalho conjunto dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida visa implementar a estratégia definida no Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida.


Trabalho conjunto dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida visa implementar a estratégia definida no Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida.

“Sistemas de bicicletas partilhadas e transportes públicos elétricos, zonas de baixas emissões de dióxido de carbono, políticas de estacionamento e uma plataforma online, além da criação de uma rede de postos públicos de carregamento rápido, integram a estratégia conjunta definida no Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida”, avança o município de Setúbal em comunicado enviado ao Semmais.

Apresentado publicamente na passada quinta-feira, no Jardim Multissensorial das Energias, “constitui uma forte aposta para o futuro sustentável do território”. No âmbito deste plano, está prevista a criação de uma rede “composta por 209 pontos de carregamento normais/semirrápidos e 76 de carregamento rápido”, nos próximos dez anos.

Segundo a autarquia, “o plano ambiciona uma mobilidade elétrica que melhore a qualidade de vida dos cidadãos e estimule a recuperação dos espaços públicos, e que, em simultâneo, fomente o desenvolvimento urbano e rural num ambiente mais limpo, seguro e em harmonia com o crescimento económico e social”.

O diretor técnico da ENA, Orlando Paraíba, citado em comunicado, referiu que esta nova rede de abastecimento elétrico “foi pensada e estruturada tendo em consideração o crescimento da procura, os polos geradores das necessidades de mobilidade elétrica e as interações com outros modos de transporte”, e destacou ainda que “o objetivo não é apenas uma substituição direta do veículo convencional por um elétrico, mas a utilização de modos de transporte suaves na perspetiva de uma mobilidade urbana mais sustentável”.

“No que respeita a infraestruturas, esta estratégia para uma mobilidade elétrica inclusiva, participada e integradora procura potenciar a instalação de uma rede pública de postos de carregamento elétrico capaz de responder eficazmente ao universo atual e de futuro deste tipo de veículos”, avança o município. Os primeiros três postos de carregamento rápido vão ser instalados em breve, pela ENA, um em Setúbal, na Avenida Luísa Todi, e dois em Palmela e Sesimbra, que permitem o abastecimento em 30 minutos.

“O Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida identifica, igualmente, modelos de exploração e de oportunidades de intervenção de acordo com as características territoriais, padrões de mobilidade e de crescimento dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra”.

Este plano, que pode ser consultado através do link https://ena.com.pt, é apontado pela autarquia como um instrumento de planeamento que “é coerente com os planos de mobilidade e de qualidade de ar adotados a nível europeu, nacional e regional, bem como com o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana de Lisboa”.

Descarregar documento(s):
4th_Newsletter_EnerNETMob_PT.pdf

Últimas Notícias

Todas as notícias...