ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Tertúlias

AS TERTÚLIAS DO JARDIM

O debate, assim como a ação, são fundamentais para resolver a crise climática e transitar para a neutralidade carbónica. Precisamos que as pessoas consigam interagir e exprimir as suas ideias, opiniões e preocupações sobre o ambiente, a sustentabilidade e as alterações climáticas, para podermos aprender uns com os outros e desenhar soluções que funcionem para o nosso território. Enfrentar o desafio mais premente da nossa geração precisa do esforço e da reflexão conjunta de todos! E é aqui que pode intervir!

A ENA organiza uma série de tertúlias informais no Jardim Multissensorial das Energias, onde queremos reunir amigos, família, colegas ou vizinhos para discutir as questões climáticas mais prementes do nosso tempo e fazer com que as pessoas falem das suas preocupações e ideias em torno das alterações climáticas.

Estes debates irão permitir-nos exprimir as nossas ideias e aprender uns com os outros, rumo à neutralidade climática do nosso território!

LOCAL

Jardim Multissensorial das Energias (Escarpas de Santos Nicolau, Setúbal)

A participação é gratuita e não precisa de inscrição. Esperamos vê-lo lá!

DATAS

Próxima Tertúlia a decorrer:  

DATA TÓPICO
12 Outubro 2023 - 18h00 TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
16 Novembro 2023 - 17h30 ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

TÓPICOS

- Transição energética: O que está a ser feito no Território Arrábida para tornar a sua matriz energética mais sustentável e sem emissões de carbono?

- Alterações climáticas: causas e consequências no território de um dos maiores desafios que o nosso planeta enfrenta, medidas que podemos tomar individual e coletivamente para mitigar e adaptarmo-nos aos seus impactos.

- Consumo responsável: como reduzir o nosso impacto ambiental através de escolhas de consumo mais sustentáveis e conscientes (escolha de produtos locais, ecológicos e de comércio justo, redução do desperdício alimentar e transportes mais sustentáveis).

- Economia circular: como minimizar os resíduos e maximizar a utilização dos recursos através da reutilização, reciclagem e regeneração, quais são as oportunidades e os desafios da implementação deste modelo e como pode contribuir para a sustentabilidade a longo prazo.

- Conservação da biodiversidade: a importância de proteger e conservar a biodiversidade para o bom funcionamento dos ecossistemas e para o bem-estar humano, que medidas podemos tomar para travar a perda de espécies e habitats.

- Utilização eficiente da água: como preservar este recurso limitado para as gerações futuras e garantir um ambiente saudável. Cada pequena ação conta!