ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
20 Fev 2020
NOVA PLATAFORMA AJUDA A GERIR USOS DE ENERGIA NOS HOTÉIS

Edifícios e Energia. Surgiu através da iniciativa “Por um Turismo Sustentável” e tem como objectivo ajudar a implementar e monitorizar planos de eficiência energética nos hotéis, de modo a melhorarem a gestão dos consumos. Esta plataforma está disponível para todos os hotéis que queiram aderir.


A electricidade é a principal forma de energia utilizada em 99% dos empreendimentos turísticos portugueses. Os dados são de 2013, do Turismo de Portugal e são citados pela iniciativa “Por um Turismo Sustentável” para explicar a importância dos seus objectivos. Esta iniciativa visa a redução dos consumos de energia eléctrica das unidades hoteleiras e, por consequência, a redução dos seus custos operacionais e impacto no meio. Nasceu no ano de 2017 como uma medida financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), um programa financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para a promoção de medidas que visam melhorar a eficiência no consumo de electricidade em unidades Hoteleiras de 3 ou mais estrelas, situadas em Portugal. Esta medida é promovida pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e conta com a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal como parceira.

Orlando Paraíba, director técnico da ENA, explicou à Edifícios e Energia que o projecto surgiu da ideia de trabalhar com o sector hoteleiro no sentido de promover boas práticas, tanto na gestão de energia, como na sua utilização nas unidades hoteleiras. Logo desde o início, houve um conceito que quiseram trabalhar com os hotéis: a eficiência energética do lado estrutural, ou seja “trabalhar ao nível de medidas do próprio hotel que promovessem uma utilização racional de energia (ao nível de equipamentos, etc.), mas também ao nível da energia que é utilizada pelos próprios clientes, durante a sua estada, porque, muitas vezes, as pessoas, quando estão num hotel, perdem a sua racionalidade, em termos da utilização dos recursos. Assim, quisemos juntar estas duas dimensões no projecto: promover boas práticas na utilização da energia do próprio hotel, e também consciencializar e promover boas práticas de utilização do lado dos clientes”.

O projecto teve uma fase inicial, que durou um ano, em que foram analisadas as performances de 20 hotéis portugueses, de 3 ou mais estrelas. Foram efectuados diagnósticos energéticos e desenvolvidos planos de acção, foi promovida formação em eficiência energética, direccionada para o sector hoteleiro, criado um guia de boas práticas energéticas e também desenvolvida uma aplicação mobile para promoção da eficiência energética junto dos utilizadores dos hotéis que, juntamente com cartazes e informações nos próprios hotéis, alertavam os hóspedes para o tema, remunerando-os, de alguma forma, se levassem em conta as medidas de eficiência energética propostas. Paralelamente, refere Orlando Paraíba, “foi desenvolvida uma plataforma, que está disponível na página do projecto, em que, através da qual os hotéis podem fazer a gestão dos tais planos de acção que resultaram das auditorias que foram feitas nos hotéis. Podem fazer também a gestão dos seus consumos de energia, cruzando os dados da energia utilizada com a produção do hotel (os quartos ocupados), com o objectivo de fazer o mesmo, mas consumindo menos energia. Recolhendo toda essa informação, conseguimos indicadores de performance energética que permitem ao hotel ir monitorizando o seu desempenho energético ao longo do tempo. E, assim, conseguem comparar a sua performance energética no presente com a do passado. Há também a possibilidade de fazer um benchmarking com outros hotéis, ou seja, comparar o desempenho energético daquele hotel com o de outros hotéis similares, em termos de características que possam ser comparáveis”.

O feedback dos hotéis que participaram é positivo e mantêm-se empenhados em implementar mais acções de melhoria, de forma a atingir aquilo que é o objectivo final de todo este projecto: eficiência energética e poupança de recursos.

Agora que terminou esta fase inicial esta plataforma já está disponível para todas as unidades hoteleiras que queiram monitorizar e melhorar a sua eficiência energética. O director técnico da ENA revelou que uma das grandes evidências que este projecto mostrou é que “existe um grande potencial de poupança de energia nos hotéis sem pôr em causa o que é fundamental: a qualidade dos seus serviços”.

O pontapé de saída está assim lançado para esta iniciativa que se espera ter muitos mais hotéis a participar e a conseguir reduzir os seus consumos de energia. Para participar ou obter mais informações, o site “Por um Turismo Sustentável” tem todas as informações sobre o projecto e um link para o registo na Plataforma.

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