A sensibilização dos consumidores para a compra de electrodomésticos eficientes continua a ser muito importante, mas a preocupação com a eficiência não se esgota no momento da compra. É necessário que a utilização dos equipamentos potencie o seu bom desempenho energético. Só a título de exemplo, no caso de uma máquina de lavar roupa, a diferença de consumo de electricidade entre ciclos de lavagem a 30ºC, 60ºC ou 90ºC pode ser da ordem do dobro ou do triplo do consumo (dados EURECO).
Como tal, a sensibilização dos utilizadores para uma boa utilização é fundamental para conseguir reduzir os consumos na utilização dos electrodomésticos.
O projecto EcoSave surgiu com o objectivo de avaliar o consumo associado à forma como utilizamos os equipamentos e divulgar essa informação junto dos consumidores.
Obejtivo
O desempenho energético dos electrodomésticos, para além das suas características técnicas, depende grandemente do comportamento dos seus utilizadores.
Com este projecto, pretende-se ir além da eficiência energética ao nível da tecnologia, dando enfoque à componente comportamental na diminuição dos consumos.
Como tal, o principal objectivo é sensibilizar os consumidores para a utilização destes equipamentos, promovendo a redução dos consumos de energia eléctrica por via de uma utilização racional dos equipamentos.
Para a concretização deste objectivo são propostas intervenções segundo três vectores de actividade:
− Desenvolvimento de um simulador comportamental;
− Elaboração de materiais de divulgação;
− Realização de acções de sensibilização.
O desenvolvimento de ferramentas inovadoras que promovam a utilização eficiente dos electrodomésticos é uma componente fundamental deste projecto.