A ideia subjacente às maletas é a de preparar os seus utilizadores para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos e o equilíbrio entre os diversos modos de atuação e interação com a natureza.
As maletas são dirigidas à população escolar (pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos) e visam contribuir para a promoção da literacia energética e ambiental, abordando temáticas relacionados com o clima, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural.
Serão produzidas 3 maletas pedagógicas, com abordagem diferenciada aos vários níveis de ensino, sobre os seguintes temas:
Maletas | Eixo Temático da ENEA 2020* |
Temas a abordar | Níveis de ensino |
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Pegada de Carbono | “Descarbonizar a Sociedade” |
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Desperdício Zero | “Tornar a Economia Circular” |
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Arrábida Serra e Mar | “Valorizar o Território” |
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(*) (ENEA 2020) – Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020 |
As ferramentas que compõem as maletas permitirão às escolas trabalhar temáticas relevantes no atual contexto da sustentabilidade, dotando professores e alunos de conhecimento e competências necessárias à transição para um estilo de vida sustentável. As atividades destinam-se a ser dinamizadas pelos professores e a estratégia para tal encontra-se definida de forma bastante intuitiva no interior de cada maleta. A forma como a maleta se encontra organizada permitirá ao professor fazer uma correspondência entre os temas abordados e a componente curricular.
As maletas estarão disponíveis para serem requisitadas pela escolas a partir de Novembro, após um Seminário de apresentação deste recurso pedagógico à comunidades educativa.
Página web do projeto: www.maletas.ena.com.pt