ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

FRIO EFICIENTE NAS LOTAS E MERCADOS MUNICIPAIS DE PORTUGAL

O projeto visa introduzir tecnologias mais eficientes nos sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais, substituindo as atuais unidades compressoras das câmaras frigoríficas por outras de alto rendimento mais eficientes, com impactos significativos nos seus custos de operação.

FINANCIAMENTO

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

PARCERIA

Esta medida é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida com a parceira da S.ENERGIA - Agência Regional de Energia de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

CONTEXTO

Os sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais são grandes consumidores de energia que operam 24 horas por dia, 365 dias ao ano.

Frequentemente utilizam tecnologias obsoletas e os sistemas de controlo que comandam as câmaras frigoríficas encontram-se em situação de operação desadequada às necessidades e ao bom desempenho energético.

PÚBLICO-ALVO

Lotas incluídas na rede nacional de lotas e mercados de titularidade municipal existentes em Portugal Continental com câmaras frigoríficas dedicadas à conservação de pescado, fruta e legumes que demonstrem uma capacidade de redução do consumo de energia acima do 25%.

AÇÕES

- Campanha de informação/angariação

- Seleção de entidades participantes

- Instalação dos equipamentos eficientes e abate dos anteriores. Apoio de 65% a fundo perdido para instalação de equipamentos de refrigeração eficientes que permitirão poupanças de energia acima do 26% e recuperação do investimento na casa dos 2 anos.

- Verificação do desempenho energético. O projeto permitirá a melhoria das condições de armazenamento e conservação dos produtos que chegam ao consumidor final através da substituição dos compressores convencionais por outros mais eficientes. 

- Sensibilização/formação dos utilizadores na gestão adequada e eficiente das câmaras frigoríficas.