ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

SISMA PLUS

Aumentar a capacidade para uma melhor gestão da energia em edifícios públicos a nível transnacional

Objetivos:

Este projeto pretende capitalizar os resultados alcançados no SISMA SET UP, que desenvolveu esquemas de financiamento inovadores capazes de alavancar os Fundos Estruturais Europeus e outros fundos públicos disponíveis para as administrações regionais e locais, através da atração de recursos financeiros privados para financiar projetos de investimento na reabilitação energética de edifícios públicos.

Pretende-se também facilitar a avaliação do retorno económico dos investimentos em eficiência energética e, em particular, determinar o montante mínimo de financiamento público necessário para tornar um investimento financiável.

A ferramenta Excel® SET - Subsidy Evaluation Tool, desenvolvida pelo SISMA no primeiro financiamento do Interreg MED, faz uma avaliação energética e económico-financeira de Medidas de Conservação de Energia e pode ser utilizada em quatro tipos de edifícios públicos: escolas, ginásios, edifícios de escritórios e estruturas de saúde (lares de idosos / casas de repouso). Os resultados do SISMA também incluem um kit de formação de 1 dia sobre o uso desta ferramenta de apoio à decisão, incluindo protocolos de concurso e um manual do utilizador. Todos os materiais estão disponíveis em inglês, italiano, espanhol, esloveno, francês, grego e bósnio, prevendo-se, com a aprovação da presente candidatura, a elaboração de uma versão portuguesa.

Principais ações de transferência

  • DEFINIÇÃO DO CENÁRIO: avaliação de enquadramentos legais, nacionais e locais, dos territórios “recetores” e definição dos cenários de utilização para a transferência da ferramenta de apoio à decisão.

  • UNIFORMIDADE DA FERRAMENTA: integração de secções específicas para novos territórios (ou seja, Portugal) e correspondência de diferentes necessidades de contexto, incluindo traduções para português.

  • FORMAÇÃO: por parte dos parceiros do projeto a técnicos dos municípios.

  • TUTORIAIS E TESTE DA METODOLOGIA SET: os parceiros fornecerão tutoriais para apoiar os municípios que desejem aplicar a metodologia SET.

Resultados esperados

Ferramenta de apoio à decisão (SET) transferida e testada por serviços competentes, mediante protocolos técnicos e documentação relevante. 

PARCEIROS DO CONSÓRCIO

Nome da organização

País

Função

1

Agenzia per l’Energia del Friuli Venezia Giulia, coord.

Itália

Dador

2

Goriška Lokalna Energetska Agencija Nova Gorica

Eslovénia

Dador

3

Città Metropolitana di Bologna

Itália

Recetor

4

Local Energy Agency of Podravje

Eslovénia

Recetor

5

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), coord.

Portugal

Recetor

6

Center for Energy, Energy Efficiency and Environment

Bósnia e Herzegovina

Recetor