ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

FRIO EFICIENTE NAS LOTAS E MERCADOS MUNICIPAIS DE PORTUGAL

O projeto visa introduzir tecnologias mais eficientes nos sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais, substituindo as atuais unidades compressoras das câmaras frigoríficas por outras de alto rendimento mais eficientes, com impactos significativos nos seus custos de operação.

FINANCIAMENTO

Este projeto é financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), um programa aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem como objetivo a promoção de medidas que melhorem a eficiência no consumo de energia.

PARCERIA

Esta medida é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida com a parceira da S.ENERGIA - Agência Regional de Energia de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

CONTEXTO

Os sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais são grandes consumidores de energia que operam 24 horas por dia, 365 dias ao ano.

Frequentemente utilizam tecnologias obsoletas e os sistemas de controlo que comandam as câmaras frigoríficas encontram-se em situação de operação desadequada às necessidades e ao bom desempenho energético.

PÚBLICO-ALVO

Lotas incluídas na rede nacional de lotas e mercados de titularidade municipal existentes em Portugal Continental com câmaras frigoríficas dedicadas à conservação de pescado, fruta e legumes que demonstrem uma capacidade de redução do consumo de energia acima do 25%.

AÇÕES

- Campanha de informação/angariação

- Seleção de entidades participantes

- Instalação dos equipamentos eficientes e abate dos anteriores. Apoio de 65% a fundo perdido para instalação de equipamentos de refrigeração eficientes que permitirão poupanças de energia acima do 26% e recuperação do investimento na casa dos 2 anos.

- Verificação do desempenho energético. O projeto permitirá a melhoria das condições de armazenamento e conservação dos produtos que chegam ao consumidor final através da substituição dos compressores convencionais por outros mais eficientes. 

- Sensibilização/formação dos utilizadores na gestão adequada e eficiente das câmaras frigoríficas.