ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

TURISMO + SUSTENTÁVEL

O projeto visa a melhoria da eficiência energética e ambiental do setor hoteleiro de Portugal, contribuindo para responder aos desafios de sustentabilidade e competitividade que enfrenta a oferta turística em Portugal no contexto atual.

FINANCIAMENTO:

Este projeto é financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), um programa aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

PARCERIA:

Esta medida é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida com a parceira da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal.

AÇÕES:

PLATAFORMA DE MONITORIZAÇÃO E GESTÃO ENERGÉTICA E AMBIENTAL T+S

O projeto desenvolve uma Plataforma que recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia elétrica, gás e água bem como dados relativos à produção hoteleira, permitindo analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel e compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes.

A Plataforma T+S permite:

Quantificar as emissões de CO2 e planificar e monitorizar a implementação de planos de racionalização do consumo de energia que levem à melhoria do desempenho energético e ambiental dos hotéis.

Identificar consumos desviantes com base em algoritmos de Inteligência Artificial, cuja notificação aos responsáveis dos hotéis, induzirá a adoção de ações corretivas.

FERRAMENTA DE AUTODIAGNÓSTICO ENERGÉTICO

Permite às unidades hoteleiras refletir, de forma muito simples, sobre os seus hábitos de consumo de água e energia e gerar planos de ação que se traduzam em soluções mais eficientes para os hotéis.

CAPACITAÇÃO

Qualificação dos atores do setor, com vista a uma gestão eficiente da energia e dos recursos naturais, assumindo a sustentabilidade como um fator chave para a competitividade do setor.