ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

SISMA PLUS

Aumentar a capacidade para uma melhor gestão da energia em edifícios públicos a nível transnacional

Objetivos:

Este projeto, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)no âmbito do Interreg MED, Programa Operacional de Cooperação Territorial Euroeia (CTE), pretende capitalizar os resultados alcançados no SISMA SET UP, que desenvolveu esquemas de financiamento inovadores capazes de alavancar os Fundos Estruturais Europeus e outros fundos públicos disponíveis para as administrações regionais e locais, através da atração de recursos financeiros privados para financiar projetos de investimento na reabilitação energética de edifícios públicos.

Pretende-se também facilitar a avaliação do retorno económico dos investimentos em eficiência energética e, em particular, determinar o montante mínimo de financiamento público necessário para tornar um investimento financiável.

A ferramenta Excel® SET - Subsidy Evaluation Tool, desenvolvida pelo SISMA no primeiro financiamento do Interreg MED, faz uma avaliação energética e económico-financeira de Medidas de Conservação de Energia e pode ser utilizada em quatro tipos de edifícios públicos: escolas, ginásios, edifícios de escritórios e estruturas de saúde (lares de idosos / casas de repouso). 

SISMA prevê a organização de um esquema de formação de um dia para funcionários públicos por país sobre o uso desta ferramenta de apoio à decisão, incluindo protocolos de concurso e um manual do utilizador. Todos os materiais estão disponíveis em inglês, italiano, espanhol, esloveno, francês, grego e bósnio, prevendo-se, com este projeto, a elaboração de uma versão portuguesa.

Principais ações de transferência

  • DEFINIÇÃO DO CENÁRIO: avaliação de enquadramentos legais, nacionais e locais, dos territórios “recetores” e definição dos cenários de utilização para a transferência da ferramenta de apoio à decisão.

  • UNIFORMIDADE DA FERRAMENTA: integração de secções específicas para novos territórios (ou seja, Portugal) e correspondência de diferentes necessidades de contexto, incluindo traduções para português.

  • FORMAÇÃO: por parte dos parceiros do projeto a técnicos dos municípios.

  • TUTORIAIS E TESTE DA METODOLOGIA SET: os parceiros fornecerão tutoriais para apoiar os municípios que desejem aplicar a metodologia SET.

Resultados esperados

Ferramentas e metodologias específicas de apoio à decisão (SET) transferidas e testadas pelos serviços competentes, mediante protocolos técnicos e documentação relevante. 

O SISMA visa desenvolver esquemas de financiamento inovadores que conduzam à rehabilitação energética de edifícios públicos. O projecto irá procurar os mecanismos mais apropriados para mobilizar recursos privados através das Empresas de Serviços Energéticos (ESCOs) para financiar a renovação profunda de edifícios públicos que requeiram investimentos com retornos mais longos. O projecto dará apoio às autoridades locais para enfrentarem os obstáculos administrativos e regulamentares, ajudando na aplicação da Directiva Europeia de eficiência energética dos edifícios (2010/31/UE).

SISMA prevê a organização de um esquema de formação de um dia para funcionários públicos por país para informar sobre mecanismos financeiros inovadores para a renovação profunda de energia de edifícios públicos.

PERÍODO DE IMPLENTAÇÃO DO PROJETO

O período de implentação do projeto é de 01/03/2021 até 30/06/2022.

PARCEIROS DO CONSÓRCIO

Nome da organização

País

Função

1

Agenzia per l’Energia del Friuli Venezia Giulia, coord.

Itália

Dador

2

Goriška Lokalna Energetska Agencija Nova Gorica

Eslovénia

Dador

3

Città Metropolitana di Bologna

Itália

Recetor

4

Local Energy Agency of Podravje

Eslovénia

Recetor

5

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA)

Portugal

Recetor

6

Center for Energy, Energy Efficiency and Environment

Bósnia e Herzegovina

Recetor

Mais informação em: https://sisma.interreg-med.eu/

Facebook: @sismaproject 

Twitter: @SISMAproject