ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
29 Jan 2020
ENA e AHP apresentam as conclusões do projeto Por Um Turismo Sustentável à comunidade hoteleira

No evento foi também apresentada a plataforma de monitorização desenvolvida que permite aos hoteleiros controlar os seus consumos energéticos.


A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apresentaram, no dia 29 de janeiro, no Hotel The Vintage Lisbon, as conclusões do Projeto “Por um Turismo Sustentável”, iniciativa conjunta das duas entidades enquadrada no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), e financiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 

Este projeto, em desenvolvimento desde 2018 e cujas conclusões são agora apresentadas, visa melhorar a eficiência energética no consumo de eletricidade em unidades hoteleiras. O projeto realizou um diagnóstico energético junto de 20 empreendimentos turísticos que avaliou as atividades desenvolvidas no hotel e o seu consumo energético. Assim, no espaço de um ano, as 20 unidades hoteleiras que integram o piloto registaram mais de um milhão de dormidas nos seus 1614 quartos. No total, o consumo de energia registado foi de 31,8 Gigawatts-hora (GWh) e o consumo de electricidade foi de 20,2 GWh, o que equivale a um custo energético de 2,7 milhões de euros.

Depois de monitorizados os consumos e traçados planos de ação, estima-se que a poupança alcançável possa traduzir-se numa redução do custo com energia de aproximadamente 413 mil euros anuais para o conjunto dos hotéis analisados.

A implementação destes planos de acção representa um custo total de 986 mil euros e originariam uma redução do consumo de energia de 4 GWh, 12% do total de energia consumida, com um retorno do investimento de 4,2 anos.

Para capacitar a hotelaria portuguesa para as questões da eficiência energética, foi desenvolvida uma plataforma de monitorização energética que permite aos hoteleiros controlar os seus consumos energéticos. Durante o projeto apenas os 20 hotéis participantes tinham acesso à plataforma. A partir do dia 29 de janeiro de 2020, qualquer empreendimento turístico a nível nacional pode requisitar o acesso à plataforma, através da AHP.

Últimas Notícias

Todas as notícias...