ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
01 Nov 2019
4ª REUNIÃO TRANSNACIONAL DO PROJETO ENERNETMOB EM MALTA

Durante os dias 30 e 31 de Outubro de 2019, o Ministério dos Transportes de Malta acolheu o "4º Encontro Transnacional e Comité Directivo do PROJECTO EnerNETMob", na Sala de Conferências Luzzu, Qawra, Malta.


A ENA marcou presença nos dias 30 e 31 de Outubro de 2019, no "4º Encontro Transnacional e Comité Directivo do PROJECTO EnerNETMob" realizado em Qawra, Malta.

O Director da Unidade de Mobilidade Sustentável do Ministério dos Transportes de Malta, Peter Barbara, e o Gestor de Projecto do Chefe de Fila da EnerNETMob (Região do Peloponeso), Sr. Fifas, deram as boas-vindas aos parceiros.

O Sr. Barbara analisou o progresso da electromobilidade em Malta. Os projetos da UE são combinados com fundos nacionais, a fim de transmitir o forte compromisso do país em entrar na "era da eletromobilidade". Em Malta cada ano estão a ser instaladas mais estações de carregamento e, num futuro próximo, circularão nas estradas 5.000 veículos eléctricos. O país prevê também utilizar ferries eléctricos (para fins de transporte público), de modo a ligar diferentes cidades. Existem bicicletas e motoretas elétricas disponibilizadas através de serviços de partilha de bicicletas/scooters, são desenvolvidas pistas especiais para bicicletas e um novo plano director no porto proporcionará avanços de mobilidade de alta qualidade. 

No que diz respeito ao progresso do projeto, os parceiros concluíram com sucesso a "Análise de Início", relativa à política e ao quadro jurídico em cada país sobre transporte elétrico e mobilidade sustentável.

As Diretrizes para o desenvolvimento de Planos de Eletromobilidade Sustentável, as Melhores Tecnologias Disponíveis e as Normas Técnicas foram entregues a tempo e são utilizadas pelos parceiros para projetar as suas infraestruturas e TIC usando os mesmos protocolos de comunicação e normas técnicas.

O "Enquadramento de Conhecimento Estrutural" que afecta a Análise Local das Regiões e/ou Nações envolvidas nas ações-piloto é entregue em grande medida e inclui a recolha de dados e o estudo da oferta/procura local seguindo as orientações previamente desenvolvidas e aprovadas.

No que diz respeito ao "Planeamento da Eletromobilidade Sustentável", os parceiros avançaram para a elaboração dos "Planos de Eletromobilidade Sustentável" (SEMPs), a fim de serem implementados na fase de ação piloto e capitalizá-los para além da conclusão do projeto como uma estratégia de longo prazo. Cada SEMP será realizado através da implementação de uma "Rede de Infra-estruturas de Pequena Escala" local constituída por pontos de carregamento públicos e ferramentas TIC que podem ser utilizadas por todos os condutores de veículos eléctricos a bateria (VEB) privados. Os "Projetos Preliminares de carregamento de VE e infraestruturas de transporte" são em grande medida desenvolvidos pela maioria dos parceiros com o objetivo de especificar todos os requisitos técnicos e administrativos assim como as autorizações para a realização das ações-piloto.

Quanto à fase piloto do projecto, existem 3 tipos de pilotos na fase inicial do seu desenvolvimento. Os concursos para o equipamento necessário e os investimentos de pequena escala estão em curso e 13 redes de estações de carregamento eléctrico estão em desenvolvimento.

Ainda será desenvolvida uma rede transnacional de TIC para permitir a interoperabilidade e a partilha de informações de todos os projectos-piloto implementados pelos parceiros. "Não estamos a reinventar a roda, estamos a integrar a nossa plataforma TIC com os pilotos nas redes já disponíveis e vamos cumprir com as suas orientações e com as normas e regulamentos comuns", afirmou o Sr. Priegue (CIMNE) na sua apresentação em Malta. O objectivo da Plataforma TIC é monitorizar todos os pilotos locais/regionais, incluindo as estações de carregamento e e-bikes, e-carros que serão interligados. O desenvolvimento das TIC e a colaboração transnacional constituem o factor-chave para o êxito do projecto. Os países que já operam uma plataforma de Sistema de Transporte Inteligente (ou seja, Malta, Chipre) irão interligar a plataforma TIC EnerNETMob nos sistemas em desenvolvimento. Para os novos pequenos pilotos autónomos, a EnerNETMob fornecerá micro-soluções baseadas em hardware que lhes permitirão ligar-se à plataforma TIC.  

Últimas Notícias

Todas as notícias...