ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
29 Mai 2019
A ENA celebra o Dia Nacional da Energia com ações de sensibilização e jogos didáticos numa escola de Poceirão

O objetivo é preparar aos jovens para uma transição entre o atual modelo de exploração dos recursos e novos modos de atuação sustentáveis  


A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela, comemorou hoje o Dia Nacional da Energia com várias ações de sensibilização na Escola Básica José Saramago de Poceirão (Palmela) com alunos do 3º ciclo.

A celebração desta data surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal em 1981, e visa alertar a população para a necessidade de poupar energia, diminuir o impacto ambiental, preservar os recursos naturais e desenvolver estratégias de eficiência energética.

Assim, a equipa da ENA dinamizou durante este dia atividades alusivas à energia, envolvendo aos jovens na realização de dois jogos didáticos: “As Metas do Planeta” e “Missão Sustentabilidade - Desafio Energia”.

As Metas do Planeta é um jogo de chão dirigido a crianças e jovens sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal é ajudar a perceber, de uma forma divertida e simples, o impacto que os ODS’s podem ter nas suas vidas e como podem contribuir para a sua concretização até 2030. O jogo potencia o debate sobre os grandes temas mundiais, contribuindo assim para aumentar a consciência global sobre os temas prioritários da atualidade.

Por outro lado, o jogo Missão Sustentabilidade – Desafio Energia, também dirigido a crianças e jovens, aborda a energia, a eficiência energética e as fontes renováveis. Este jogo realça a importância da utilização consciente da energia, da alteração de comportamentos e do papel da energia verde na descarbonização da sociedade. O jogo realça ainda o papel dos jovens na transição energética, tão necessária no combate às alterações climáticas e à insustentabilidade do planeta, respondendo à questão “que significa viver numa sociedade com zero emissões e quais os benefícios para o ambiente?”.

Estes jogos com os quais a Agência comemora o Dia Nacional da Energia, fazem parte do seu projeto “Maletas da Sustentabilidade”, cujo objetivo é sensibilizar e preparar as crianças e jovens para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos da Terra e novos modos de atuação e interação com a natureza, cultivando-se assim novas competências e comportamentos que contribuem para a preservação do ambiente e para uma atitude sustentável.

A comemoração deste dia, junto do estabelecimento de ensino, tem como finalidade sensibilizar e motivar os alunos familiarizando-os com temáticas relacionadas com o clima, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural, além de servir para alertar sobre os impactos ambientais advindos das alterações climáticas e a importância de preservar os recursos naturais.

Neste dia participaram grupos de alunos do Agrupamento de Escolas de Poceirão que, no final de cada sessão de jogos, receberam da Câmara Municipal, representada pelo vereador Pedro Taleço, uma lembrança alusiva ao Dia Nacional da Energia.  

A ENA acredita nos jogos como uma ferramenta fulcral da educação ambiental, na certeza de que o conhecimento conduz à sensibilização e de que a sensibilização conduz à ação e à transformação da sociedade.