ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
24 Abr 2019
Os novos órgãos sociais da ENA tomam posse para o período 2019-2022

Sérgio Marcelino destaca o crescimento da Agência como principal desafio do mandato que agora começa.


Os novos órgãos sociais da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida tomaram posse hoje numa cerimónia que decorreu na Fortaleza de Santiago de Sesimbra e que contou com a presença de numerosas entidades e associados da Agência.

Num evento muito participado, com intervenções de diversas entidades, foi formalizada a Tomada de Posse de Sérgio Manuel Nobre Marcelino como Presidente do Conselho de Administração da ENA, António Leal Sanches como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ana Bela Teixeira como Presidente do Conselho Fiscal, assim como os demais elementos que agora integram os diferentes Órgãos Sociais eleitos (ver em anexo).

O vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, Sérgio Marcelino, substitui assim no cargo Fernanda Pésinho, quem teve a presidência desde o ano 2016. Pésinho partilhou algumas palavras com os presentes, agradeceu o trabalho da equipa anterior e destacou a importância das ações da agência para a região nestes três anos. A vereadora da câmara de Palmela aproveitou ainda para apelar ao espirito do 25 de abril e lutar nos nossos dias pela literacia ambiental e energética.

No seu primeiro discurso, Marcelino relembrou a importância do setor do ambiente e a energia e anunciou como objetivo principal que irá defender no seu mandato o crescimento da Agência em termos de número de associados assim como de alcance das suas atividades.

O novo Presidente da ENA assegurou que, embora a agência tenha sido desde a sua criação uma referência para a região, ainda há muito por fazer e os órgãos sociais agora empossados, trabalharão para continuar as atuações de sensibilização, educação ambiental, assim como as parcerias tanto nacionais como europeias na defesa da eficiência energética, as energias renováveis e a sustentabilidade no território.

Os novos órgãos sociais foram eleitos no passado dia 12 de abril após a celebração da Assembleia Geral Eleitoral da ENA e assumiram hoje funções para o período 2019-2022.

 A ENA é associação sem fins lucrativos, criada em 2006, que desenvolve atividades nas áreas do ambiente e da energia e que visa o desenvolvimento sustentável da comunidade onde se insere, atuando enquanto promotora da alteração de comportamentos e hábitos de utilização dos recursos e envolvendo os diversos agentes locais de modo a criar uma cultura energética e ambiental verdadeiramente eficiente.

Localizada na Península de Setúbal, a sua área de intervenção integra os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra. Através de atividades técnicas, projetos de investigação e cooperação, campanhas de sensibilização, informação e formação, a ENA disponibiliza conhecimento e assessoria aos municípios, entidades públicas e privadas, associações, indústria, centros tecnológicos, universidades, população escolar e cidadãos.

ÓRGAOS SOCIAIS ENA 2019-2022

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente

EDP Distribuição Energia, S.A., representada pelo Sr. Eng.º António Leal Sanches.

Vice-Presidente

EGEO, representada pelo Sr. Eng.º Rui José Martins Pinheiro.

Secretário

Fertagus, Travessia do Tejo Transportes, S.A., representada pelo Sr. Dr. Nuno Manuel Alves Dias Soares Lopes.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Câmara Municipal de Sesimbra, representada pelo Sr. Vereador Sérgio Manuel Nobre Marcelino

Vice-Presidente

Câmara Municipal de Palmela, representada pela Sra. Vereadora Fernanda Manuela Almeida Pésinho

Vogais

Câmara Municipal de Setúbal, representada pela Sra. Vereadora Carla Alexandra Potrica Guerreiro

Instituto Politécnico de Setúbal, representado pelo Sr. Prof. João Carlos Vinagre Nascimento dos Santos

AICEP - Global Parques, representada pelo Sr. Arq. Silvino Rosa Malho Rodrigues

Maria Cristina de Araújo Torres Daniel (sócio individual)

CONSELHO FISCAL

Presidente

Ana Bela de Sousa Delicado Teixeira (sócio individual)

Vogais

TST - Transportes Sul do Tejo, S.A. representada pelo Sr. Eng.º Francisco Sabino

José Henrique Peralta Polido (sócio individual)

Descarregar documento(s):
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAS ENA.pdf