ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
01 Jan 1970


» Pacto de Autarcas: desenvolvimento de planos de ação e acompanhamento da implementação das medidas propostas

Acompanhamento da implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP)

O Município de Palmela aderiu ao Pacto de Autarcas em 2009, sendo o Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética um elemento integrante e essencial deste processo.

O apoio à implementação das medidas propostas no âmbito do plano, bem como a sua revisão e atualização, decorrente da monitorização periódica dos resultados, está em curso, efetuada pela ENA, com base na análise técnica do documento inicialmente elaborado e considerando os atuais objetivos e disponibilidades do Município.

No âmbito deste trabalho, a ENA apoiará o município na concretização das medidas, na identificação de questões a melhorar no atual PAESP, na atualização das matrizes energética e de emissões de GEE, na identificação de novas medidas e estimativa do seu potencial de redução de emissões.

No âmbito da implementação do PAESP, e de modo a garantir o envolvimento dos diversos setores da comunidade, nomeadamente dos cidadãos e empresas localizadas no Concelho de Palmela, a ENA irá dar apoio ao Município na divulgação, implementação e acompanhamento das iniciativas Eco Famílias e Eco Empresas.

Objetivos para 2018: Monitorizar a implementação das medidas, avaliar e corrigir os objetivos, participar em ações específicas a definir em conjunto com o Município, elaborar os relatórios de acompanhamento, desenvolver ações de dinamização e de envolvimento da comunidade. Participação ativa na divulgação, implementação e acompanhamento dos Eco Famílias e Eco Empresas.

Acompanhamento da implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Setúbal (PAESS)

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de implementação do PAESS – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Setúbal, na sequência da adesão do Município, em outubro de 2015, ao Pacto de Autarcas, a ENA acompanhará as ações de implementação das medidas preconizadas, assegurando a articulação entre a Câmara Municipal de Setúbal e os diversos setores da comunidade no âmbito do seu envolvimento, prestando apoio técnico na sua implementação e avaliando os benefícios de cada medida implementada, no consumo de energia e nas emissões de GEE.

Será dado seguimento às auditorias e acompanhamento das ações desenvolvidas no âmbito da iniciativa Selo Verde.

Objetivos para 2018: Monitorizar a implementação das medidas e elaborar os relatórios de acompanhamento, avaliar e corrigir os objetivos, participar em ações específicas a definir em conjunto com o Município.

Realização de auditorias e acompanhamento da implementação do Selo Verde nas empresas do Município.

Início dos trabalhos de desenvolvimento do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Sesimbra (PAESIMBRA)

A ENA irá apoiar o Município de Sesimbra na identificação de setores de intervenção, levantamento da situação atual e definição de medidas a considerar no âmbito do desenvolvimento do Plano de Ação para a Energia Sustentável.

No âmbito do envolvimento dos diversos setores da comunidade na implementação de estratégia de racionalização de consumos e redução das emissões de CO2, a ENA irá desenvolver contactos e estabelecer parcerias. Especificamente no que toca ao trabalho iniciado com a Comunidade do Lugar do Parral, será consolidado o plano de sustentabilidade e identificadas possibilidades de apoio à implementação das medidas propostas.

Objetivo para 2018: Desenvolver o PAESIMBRA.