ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
16 Mai 2022
Os novos órgãos sociais da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida tomam posse para o mandato 2022-2025

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, será a presidente do Conselho de Administração da ENA no próximo triénio


Decorreu hoje, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal, a cerimónia de Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Neste evento, que contou com diversas entidades e associados da ENA e que teve início com as boas vindas do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, foi formalizada a posse da Vice-Presidente da Câmara sadina, Carla Potrica Guerreiro, como Presidente do Conselho de Administração da Agência. Também António Leal Sanches tomou posse como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Ana Bela Teixeira como Presidente do Conselho Fiscal, bem como os demais elementos integrantes dos diferentes Órgãos Sociais eleitos para o próximo triénio (ver em anexo). Destaque, ainda, para a participação da Docapesca nos órgãos sociais, um sinal claro de renovação e aposta na integração de novos associados na administração da Agência.

André Martins desejou a continuação de bom trabalho aos novos órgãos sociais da ENA, sublinhando os benefícios das atividades da Agência para o território e as populações, nomeadamente o acompanhamento das questões ambientais e energéticas, que considerou fundamentais para garantir um futuro comum melhor para o território.

Carla Guerreiro substitui no cargo Sérgio Marcelino, que assumiu a presidência da ENA entre 2019 e 2022 e que destacou, hoje, o papel das agências de energia e ambiente como mais-valia para os municípios onde intervêm, sublinhando a boa saúde da ENA em termos de projetos, dinâmica e na perspetiva financeira. Sérgio Marcelino agradeceu o trabalho desenvolvido pelos elementos dos órgãos sociais anteriores e desejou os maiores sucessos à nova equipa.

Na sua intervenção, a nova Presidente da ENA relembrou a importância dos projetos em curso da ENA para questões fulcrais tais como as alterações climáticas (PLAAC - Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas), a mobilidade (Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida) e a sensibilização (Maletas da Sustentabilidade), sublinhando a necessidade de dar continuidade aos projetos na nova etapa.

Os novos órgãos sociais foram eleitos no passado dia 22 de abril no âmbito da Assembleia Geral Eleitoral da ENA, tendo assumido hoje funções para o período 2022-2025.

Sobre a ENA

A ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida é uma associação sem fins lucrativos constituída por entidades públicas e privadas e cidadãos, criada em 2006 pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa.

A ENA promove a eficiência energética, a sustentabilidade e as boas práticas ambientais no Território Arrábida com vista à transição energética e ao desenvolvimento sustentável em áreas como o planeamento (Plano de Mobilidade Elétrica, Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas e Planos de Ação para a Energia Sustentável no âmbito do Pacto dos Autarcas), a economia circular (reciclagem de óleo alimentar usado para a produção de biodiesel), a capacitação das cidades (conceção de roteiros para a neutralidade climática e ferramentas de apoio à tomada de decisão em relação à eficiência energética em edifícios públicos), a sensibilização (envolvimento da comunidade na mudança comportamental através de ferramentas pedagógicas) e a área técnica (suporte na gestão energética, na conceção de infraestruturas energeticamente eficientes, auditorias e implantação de sistemas de gestão de energia).

Descarregar documento(s):
Novos órgãos sociais 2022-2025.pdf

Últimas Notícias

Todas as notícias...