ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
04 Nov 2019
EnerNetMob

EnerNetMob


O objectivo geral do projecto EnerNETMob é "reforçar a capacidade de planear e implementar "Redes Inter-regionais de Electromobilidade" que liguem cidades e regiões da zona mediterrânica a nível transnacional, através da aplicação de políticas e normas comuns". O EnerNETMob pretende planear, testar e promover planos de electromobilidade seguindo padrões comuns para sistemas de transporte eléctrico a nível transnacional, integrando redes regionais de "Equipamento de Fornecimento de Veículos Eléctricos" (EVSE) utilizando os mesmos protocolos de comunicação e distribuídos nos territórios de forma a permitir deslocações interurbanas e inter-regionais de médio alcance.

1. Breve descrição do projeto

Na Região Mediterrânica verifica-se a necessidade de:

  1.  Elaborar e implementar "Planos de Mobilidade Elétrica Sustentável" realistas e de acordo com padrões e estratégias de políticas comuns para implementar redes e infraestruturas de alimentação energética interurbanas e inter-regionais co alimentadas a partir de Fontes de Energia Renováveis (FER).
  2. Criar e gerir uma "Rede Interregional de Eletromobilidade" na área do programa espacial MED.
  3. Promover e aplicar a "partilha de mobilidade" (também para viagens interurbanas) e a "intermodalidade terra-mar" (também para as ligações a ilhas) através da utilização de sistemas de transporte elétrico.

Propõe-se, por parte de alguns parceiros, a implementação de investimentos de pequena envergadura para atualizar e alargar as infraestruturas e serviços locais para a "Rede Interregional de Eletromobilidade".

2. Objetivos

O projeto tem como objetivos:

  1. Estabelecer uma política inter-regional conjunta MED para os meios de transporte elétricos, implementando um modelo comum de "Plano de Mobilidade Elétrica Sustentável" integrado com os Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e seguindo os critérios do Pacto de Autarcas.
  2.  Implementar redes "Mediterrânicas de Eletromobilidade Interregional" paralelas e interligadas, unindo cidades, ilhas e terminais intermodais a nível regional e inter- regional.
  3. Desenvolver projetos-piloto em serviços públicos para partilha de soluções ao nível da eletromobilidade (como “e-car sharing”, “e-car pooling”,”e-bike”).
  4.  Capitalizar e partilhar políticas e estratégias inter-regionais para o transporte elétrico, bem como normas comuns e orientações de conceção para sistemas de eletromobilidade.

3. Coordenador e Parceiros

Coodenador: Region of Peloponnese (GR)

Parceiros: ENA (PT), Free Municipal Consortium of Raguse (IT), RAM - Rete Autostrade Mediterranee S.p.A. (IT), Ministry of Infrastructures of Cyprus (CY), Albanian Institute of Transport (AL), County of Primorje and Gorski Kotar (HR), Region of Thessaly (GR), Regional Development Agency of Gorizia (SL), Luka Bar Port Authority (MO), Palermo University (IT), CENIT – Center for Innovation in Transport (ES), Transport Malta (MA), Capenergies (FR), Dynamic Vision (GR), ENDESA (ES)

4. Investimento

Representa um investimento total de 5.638.200€ nas regiões abrangidas pelo consórcio do projeto.


Para mais informação sobre o projeto EnerNetMob, não hesitem em contactar a ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida na Avenida Belo Horizonte, Edifício Escarpas Santos Nicolau, em Setúbal, através do e-mail: geral@ena.com.pt, telefone: 265 546 194, ou visite o site do projeto EnerNetMob.