ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Eventos

[27/11/2020] ENTREGA DE VIATURAS ELÉTRICAS PROJETO ENERNETMOB

O projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela ENA em parceria com 11 países e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, visa criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, através do desenvolvimento de diversas ações.

A ação piloto desenvolvida pela ENA incide na logística urbana e contempla a instalação nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra de três postos de carregamento rápido, que permitem carregar veículos elétricos em menos de trinta minutos, com o objetivo de promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.

Além disso, a ENA vai entregar um total de oito viaturas elétricas, seis bicicletas e-cargo, a repartir pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e uma carrinha e uma bicicleta, a entregar à aicep Global Parques. As novas viaturas, a entregar em cerimónia a realizar no próximo dia 27, às 12h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, permitem às quatro entidades testar, nas suas deslocações, as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade.

A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região. Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município.

[20/10/2020] XXII SIMPÓSIO LUSO-ALEMÃO DE ENERGIA

A ENA participou neste evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia. Subordinado ao tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios”, o evento contou com a presença de 12 especialistas alemães e portugueses que abordam, entre outros, os desenvolvimentos mais recentes em matéria de eficiência energética e energias renováveis para os edifícios em Portugal e na Alemanha. 

Na sequência deste evento, a ENA apresentou três casos nos quais as TIC estão ao serviço da gestão de energia os edifícios. 

[05/11/2020] EMOBICITY Interreg Europe

A ENA participa neste workshop como national stakeholder do projeto Interreg Europe EMOBICITY, onde a ADENE é um dos parceiros, e que visa reforçar o envolviemnto dos princpais stakeholders na definicição de políticas e aumentar a consciencialização púbica sobre mobilidade elétrica.

Orlando Paraíba, Diretor Técnico da ENA, apresenta a experiência da agência no âmbito da mobilidade sustentável através do projeto Interreg MED EnerNETMob. 

Mais informação:

https://www.interregeurope.eu/emobicity/

https://enernetmob.interreg-med.eu/