ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Eventos

[15/02/2021] Kick-off Meeting do projeto PLAAC - Arrábida

Reunião de início do Projeto PLAAC - Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas) através de um encontro virtual onde estiveram presentes os parceiros do projeto e o Operador do Programa EEA Grants, Secretaria Geral do Ambiente. O PLAAC - Arrábida visa preparar os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra para enfrentar os desafios das alterações climátias através da elaboração de Planos de adaptação à escala local, contribuindo para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios.

Projeto coordenado pela ENA e financiado através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, que promove a economia circular, a descarbonização da sociedade e a valorização do território e é operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Para o desenvolvimento destes Planos, a ENA, na qualidade de promotor do projeto, conta com a parceria das Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, que beneficiarão destes planos, bem como o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT, Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT, Universidade Nova de Lisboa), que contribuirão com a sua experiência na análise e avaliação dos riscos climáticos e na capacitação das partes interessadas. O projeto contará ainda com a participação de atores-chave, públicos e privados, e da comunidade local para elaboração dos planos.

[27/11/2020] ENTREGA DE VIATURAS ELÉTRICAS PROJETO ENERNETMOB

O projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela ENA em parceria com 11 países e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, visa criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, através do desenvolvimento de diversas ações.

A ação piloto desenvolvida pela ENA incide na logística urbana e contempla a instalação nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra de três postos de carregamento rápido, que permitem carregar veículos elétricos em menos de trinta minutos, com o objetivo de promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.

Além disso, a ENA vai entregar um total de oito viaturas elétricas, seis bicicletas e-cargo, a repartir pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e uma carrinha e uma bicicleta, a entregar à aicep Global Parques. As novas viaturas, a entregar em cerimónia a realizar no próximo dia 27, às 12h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, permitem às quatro entidades testar, nas suas deslocações, as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade.

A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região. Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município.

[25/11/20] URBAN TRANSPORT COMMUNITY WEBINAR #8: ELECTROMOBILITY, URBAN PLANNING IMPACT OF TECHNOLOGY TRENDS

Oitava sessão da série de webinars organizados pela Comunidade de Transportes Urbanos "Implementar a Mobilidade Sustentável no Mediterrâneo". Este webinar específico #8 centra-se na Electromobilidade: "Impacto das tendências tecnológicas no planeamento urbano", onde os oradores apresentarão algumas experiências de projectos mostrando como o trabalho sobre electromobilidade no planeamento urbano está estritamente ligado ao sector da energia. A ENA apresenta a implementação do seu projeto de mobilidade elétrica, EnerNETMob, no território Arrábida.

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7_V-YSO8_pc&ab_channel=UrbanTransportsGoSump

[05/11/2020] EMOBICITY Interreg Europe

A ENA participa neste workshop como national stakeholder do projeto Interreg Europe EMOBICITY, onde a ADENE é um dos parceiros, e que visa reforçar o envolviemnto dos princpais stakeholders na definicição de políticas e aumentar a consciencialização púbica sobre mobilidade elétrica.

Orlando Paraíba, Diretor Técnico da ENA, apresenta a experiência da agência no âmbito da mobilidade sustentável através do projeto Interreg MED EnerNETMob. 

Mais informação:

https://www.interregeurope.eu/emobicity/

https://enernetmob.interreg-med.eu/

[20/10/2020] XXII SIMPÓSIO LUSO-ALEMÃO DE ENERGIA

A ENA participou neste evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia. Subordinado ao tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios”, o evento contou com a presença de 12 especialistas alemães e portugueses que abordam, entre outros, os desenvolvimentos mais recentes em matéria de eficiência energética e energias renováveis para os edifícios em Portugal e na Alemanha. 

Na sequência deste evento, a ENA apresentou três casos nos quais as TIC estão ao serviço da gestão de energia os edifícios. 

[22/09/20] DIA EUROEPU SEM CARROS - SETÚBAL FORUM "EFEITO COVID-19, O QUE MUDOU NAS CIDADES"

No âmbito da Semana Europea da Mobilidade e o Dia sem carros, a Câmara de Setúbal organiza este Forum participativo para refletir sobre o efeito da pandemia na mobilidade urbana. A Diretora Executiva da ENA, Cristina Daniel, participa na sessão com a apresentação do Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida, desenvolvido no âmbito do projeto Interreg MED EnerNETMob.