ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
01 Jan 1970


A criação de parcerias com outras entidades, nomeadamente agências nacionais e europeias, redes e associações, permitem, à ENA, adquirir conhecimentos, ideias e experiência, crescer a nível técnico e participar em novos projetos, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e beneficiando os seus associados.


» Criação de protocolos de colaboração

Para além dos protocolos já criados com a Agência para a Energia (ADENE) e com a RNAE, Rede Nacional de Agências de Energia, a ENA procurará estabelecer laços com diversas entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, através da criação de protocolos de colaboração, nomeadamente com outras agências nacionais.


» Contacto e cooperação com outras Agências Nacionais e Europeias

A ENA mantém estreito contacto com outras Agências Nacionais e Europeias, no âmbito do qual tem sido possível trocar conhecimentos, experiências e ideias, assim como participar em projetos conjuntos.

Em 2018 prevê-se a continuação das atividades de cooperação.


» Participação em associações e redes nacionais e internacionais

Com o objetivo de alargar a sua rede de conhecimentos, aumentar as suas competências internas e obter apoio técnico e financeiro para os projetos a desenvolver, a ENA deverá associar-se a entidades de âmbito nacional e europeu, com intervenção nas áreas da utilização de fontes de energia renováveis, mobilidade e transportes sustentáveis, definição de políticas e estratégias ao nível da eficiência energética.

Para além da sua participação na RNAE, no seio da qual tem desenvolvido intensa atividade, e tendo em conta a participação dos Municípios em redes e associações nacionais e internacionais, decorrente de compromissos assumidos nos domínios das alterações climáticas, da promoção de fontes de energia renováveis e da eficiência energética, como sejam o Pacto de Autarcas e a Rede Nacional para a Mobilidade Elétrica, a ENA, dadas a suas áreas de atividade, participará em reuniões e prestará informação técnica, sempre que para tal for solicitada e em articulação com as respetivas unidades técnicas municipais.

A Energy Cities (associação europeia de autoridades e agências locais) tem desenvolvido um conjunto de iniciativas e projetos importantes no domínio da energia, sendo voz ativa dos municípios na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. A participação da ENA nesta associação permitiu alargar o horizonte de parcerias e fontes de financiamento de projetos, atuando a ENA como ligação destas entidades aos seus Municípios.

Objetivos para 2018: Dar continuidade à participação ativa na RNAE e na Energy Cities.


» Aumento de número de associados e reforço de parcerias

Para além do aumento do número de associados, a agência deverá promover a integração dos seus associados em projetos que lhes tragam benefícios, pela introdução de equipamentos e metodologias que conduzam à racionalidade energética e sustentabilidade.

Objetivos para 2018: Estabelecer contacto, promover reuniões de apresentação de competências e de angariação de associados junto de todas as Juntas de Freguesia dos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, e outras entidades localização na sua região de intervenção.


» Cooperação no âmbito de Clusters locais e regionais

Seguindo uma estratégia de fomento e apoio à investigação, inovação e desenvolvimento no domínio do ambiente e da energia, a ENA pretende cooperar com empresas, fornecedores especializados, prestadores de serviços, centros de pesquisa, universidades e instituições associadas, no desenvolvimento de massa crítica, competências e talento, reforçando e promovendo a interação e a cooperação nestes domínios e contribuindo para o aumento da competitividade da região, como seja o caso da coordenação do grupo de trabalho da área da energia no contexto do In2Set.

A ENA prestará o apoio necessário à criação e desenvolvimento de Clusters locais e regionais, realizando um conjunto diversificado de atividades, das quais se destacam a identificação de potenciais parceiros, informação sobre fontes de financiamento, colaboração na organização de eventos, disponibilização de informação especializada e criação de contactos, atuando como plataforma de diálogo entre as partes interessadas e promovendo interfaces para outros setores.

A ENA participará ativamente nas diversas plataformas de colaboração de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) no que toca a estratégias de âmbito urbano, rural e costeiro, dinamizadas pela ADREPES.