BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto Plan4COLD, conta com 15 parceiros e visa apoiar os municípios do sul da Europa na adoção dos requisitos legais que advém da nova Diretiva de Eficiência Energética, a qual designa que os municípios europeus com mais de 45.000 habitantes devem preparar e submeter planos locais de aquecimento e arrefecimento. Este é, de facto, um desafio, pois a descarbonização do sector do aquecimento e arrefecimento é uma das prioridades europeias, dado o elevado peso deste sector, 50%, na procura de energia na Europa.
O projeto será implementado em três países, Portugal, Itália e Grécia, contando ainda com Espanha e Croácia como países replicadores, tendo como foco o desenvolvimento de recursos e apoio efetivo a 10 municípios no desenvolvimento dos seus Planos Locais de Aquecimento e Arrefecimento Sustentável.
ENQUADRAMENTO
O aquecimento e a refrigeração são responsáveis por uma parte central da procura de energia da União Europeia (UE), representando cerca de metade do consumo final de energia. Apesar de a maior parte ser atribuída ao aquecimento, a procura de arrefecimento está a aumentar e prevê-se que aumente nas próximas décadas. Embora o arrefecimento ainda não seja uma preocupação para os países do Norte e Centro da Europa, razão pela qual muito poucos projectos da UE abrangem o tema do arrefecimento, esta é já uma questão central nos municípios do Sul da Europa, com necessidades de arrefecimento expressivas e crescentes.
Dada esta realidade e a falta de recursos e ferramentas que abordem o contexto geográfico do planeamento do aquecimento e arrefecimento no Sul da Europa, o projeto Plan4COLD dedica-se a apoiar os municípios do Sul da Europa neste esforço através do desenvolvimento de recursos, ferramentas e materiais personalizados, da capacitação ativa das suas autoridades locais e regionais e da cooperação direta na definição de 10 Planos de Aquecimento e Arrefecimento Sustentáveis em cidades líderes em Itália, Grécia e Portugal.
Estes municípios líderes actuarão como casos de estudo que servirão de exemplo para que outros municípios com contextos geográficos semelhantes, e mesmo noutros, adoptem os recursos do Plan4COLD e desenvolvam os seus planos locais de aquecimento e arrefecimento.
As lições aprendidas no processo apoiarão a definição de recomendações políticas a nível nacional, regional e local, que apoiarão o estabelecimento dos quadros necessários para a transposição e implementação bem sucedidas da EED a nível local. Por conseguinte, o projeto deve ser visto como um projeto-piloto que cria recursos e ferramentas que continuarão a estar disponíveis no final do projeto para outros municípios.
DURAÇÃO DO PROJETO
Data de início: 01/10/2024
Data de finalização: 30/09/2027
ORÇAMENTO
Orçamento Total: 1,718,022 €
Contribuição da EU: 1,632,121 €
CONSÓRCIO
Coordenador: ADENE - AGENCIA PARA A ENERGIA (PT)
Parceiros: ENA - AGENCIA DE ENERGIA E AMBIENTE DA ARRABIDA (PT) | FEDARENE - FEDERATION EUROPEENNE DES AGENCES ET DES REGIONS POUR L'ENERGIE ET L'ENVIRONNEMENT (BE) | AMBIENTE ITALIA SRL (IT) | R2M SOLUTION SRL (IT) | INOVA+ - INNOVATION SERVICES, SA (PT) | APE FVG AGENZIA PER L ENERGIA DEL FRIULI VENEZIA GIULIA (IT) | AREAM - AGENCIA REGIONAL DA ENERGIA E AMBIENTE DA REGIAO AUTONOMA DA MADEIRA (PT) | REGIONAL DEVELOPMENT FUND OF CENTRAL MACEDONIA (EL) | SVI.MED. - CENTRO EUROMEDITERRANEO PER LO SVILUPPO SOSTENIBILE - ETS (IT) | FUNDACION ASTURIANA DE LA ENERGIA (ES) | KLIMA-BUNDNIS DER EUROPAISCHEN STADTE MIT INDIGENEN VOLKERN DER REGENWALDER / ALIANZA DEL CLIMA EV (DE) | REGIONALNA ENERGETSKA AGENCIJA KVARNER (HR) | POLYTECHNEIO KRITIS (EL).