ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

» Aproveitamento da energia solar

A ENA apoiará os seus associados, e outras entidades, no desenvolvimento e implementação de projetos locais de aproveitamento do potencial solar térmico e fotovoltaico, nomeadamente através da realização de auditorias e diagnósticos energéticos, avaliação e aconselhamento sobre as soluções mais adequadas, em termos técnicos e económicos, nos domínios da produção de energia elétrica para autoconsumo ou venda à rede, ao abrigo da legislação em vigor, bem como aquecimento de água para utilização doméstica ou no âmbito da utilização em instalações públicas, nomeadamente equipamentos desportivos.


» Aproveitamento da biomassa

No âmbito de projetos de colaboração transnacional, prevê-se a possibilidade de elaboração, em conjunto com outras entidades, de um trabalho de caracterização e gestão do potencial produtivo de biomassa agroflorestal dos Concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Com este trabalho pretende-se a valorização da fileira da biomassa, particularmente no aproveitamento de resíduos da agricultura, sendo que sempre que possível será estudada a possibilidade de obtenção de financiamento para intervenções ao nível da eficiência energética e produção local de energia, nomeadamente promover a substituição de caldeiras a gasóleo ou gás propano por caldeiras a biomassa, sempre que tal se justificar do ponto de vista técnico e económico.

Objetivo para 2018: Elaborar e submeter, a programas de apoio nacionais ou Europeus, uma candidatura de projeto com vista à análise de potencial produtivo de biomassa agroflorestal e desenvolvimento de modelo de negócio de valorização energética.


» Instalação de sistemas de produção de energia a partir de renováveis em edifícios públicos

Esta atividade visa identificar oportunidades para instalação de energias renováveis em edifícios municipais:

  • Pela instalação de painéis fotovoltaicos e/ou coletores solares térmicos, particularmente em escolas, seja através de investimento direto dos municípios, mediante “renting”, ou pela intervenção de uma entidade terceira;
  • Pela substituição de caldeiras a diesel, ou gás propano, por caldeiras a biomassa.

Objetivos para 2018: Efetuar o levantamento da situação atual em Sesimbra e identificar oportunidades de intervenção. Promover a implementação de contratos de performance energética que sustentarão a instalação destes equipamentos, nos três Municípios.


» Gestão dos sistemas de recolha e tratamento de óleos alimentares usados

A ENA continuará a gerir todo o sistema de recolha e tratamento de óleos alimentares usados nos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Objetivos para 2018: Realizar reuniões trimestrais e emitir relatórios anuais. Apoiar os seus Municípios no desenvolvimento e implementação de campanhas de sensibilização.

Descarregar documento(s):
Manual Gestão Energia_GEEPMEs_v2.pdf