ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
21 Abr 2020
O concurso escolar “Água para todos!” já tem vencedores

O júri destaca a criatividade dos trabalhos e o envolvimento de toda a comunidade escolar na iniciativa


O Concurso Escolar “Água para Todos”, lançado no último trimestre de 2019 pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida para fomentar o uso responsável da água, já tem vencedores.

Este concurso está enquadrado no Projeto Pedagógico Maletas da Sustentabilidade, com o intuito de promover a eficiência hídrica na escola através de campanhas de sensibilização realizadas pelos alunos, bem como motivar a comunidade escolar, envolvendo professores, alunos e famílias, para a adoção de medidas de redução dos consumos que se traduzam na alteração de comportamentos e na redução do desperdício e/ou consumo.

O concurso, dirigido a escolas do 2.º e 3.º Ciclos dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, contou com a participação de 12 escolas e cerca de 1300 alunos, cujos trabalhos incidiram na necessidade de adotar medidas de poupança na utilização do recurso água, na escola e em casa.

Alunos e professores utilizaram uma ferramenta para o cálculo da pegada hídrica como forma de consciencialização, associando o consumo de água não só à utilização direta que fazemos da mesma, como aos produtos e bens que consumimos. Em sala de aula, e como suporte às atividades, foram utilizados os recursos pedagógicos da Maleta “Água para Todos” disponibilizada pela ENA.

O júri, formado por representantes das Câmaras Municipais e da ENA, destacou a criatividade dos trabalhos apresentados, assim como o grande envolvimento dos participantes e impacto na comunidade escolar. A identificação de medidas para a utilização da água de forma mais eficiente numa região como a Arrábida, vulnerável aos impactos das alterações climáticas, particularmente de escassez de água e desertificação, foi ainda sublinhada pelo júri como um dos aspetos mais relevantes da iniciativa.

Em cada município foram premiadas três campanhas de sensibilização com o espetáculo “O Homem que queria ser Água”. Todas as escolas participantes receberão redutores de caudal a instalar nas suas torneiras.

As escolas vencedoras, por concelho, foram:

  • Setúbal: Escola Básica Luísa Todi, Área de Jovens – LATI – Centro Comunitário du Bocage, Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago;
  • Sesimbra: Escola Básica do Castelo, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Escola Secundária de Sampaio;
  • Palmela: Escola Secundária de Palmela, Escola Hermenegildo Capelo, Escola Secundária de Pinhal Novo.

Dada a situação atual de pandemia e o encerramento das escolas, o evento público para entrega dos prémios será agendado assim que for possível regressar ao normal funcionamento.

Vídeo resumo dos trabalhos apresentados ao Concurso Escolar "Água para Todos!

Últimas Notícias

Todas as notícias...