ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
22 Mai 2019
O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas de Setúbal, premiado na segunda edição da Medida GaME

Esta iniciativa pretende envolver aos alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola através do jogo


O Presidente da Câmara Municipal de Moita, Rui Garcia, e o Presidente do Conselho de Administração da S.energia - Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, Miguel Canudo, entregaram hoje no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, o Prémio GaME – Ganha a Melhor Escola ao grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas de Setúbal, pelo 4º lugar nesta competição que visa envolver os alunos do Ensino Secundário e Profissional na gestão de energia da sua escola.

A medida GaME fornece ferramentas aos alunos das escolas concorrentes que lhes permitem realizar uma auditoria energética simplificada e acompanhar em tempo real os consumos energéticos do seu estabelecimento de ensino, criando e implementando medidas de melhoria no uso da energia da escola. No GaME, um software com elementos lúdicos/didáticos envolve os alunos e mantem-nos motivados na realização de tarefas que conduzirão a um uso mais racional da energia na escola.

Paralelamente, as escolas participam numa competição que funciona por sistema de pontos, atribuídos a cada tarefa desenvolvida, premiando no final as melhor classificadas. As escolas vencedoras (ver anexo) foram escolhidas pelo Júri da Competição, que avaliou a quantidade e qualidade do trabalho efetuado pelas equipas representantes de cada escola.

No total, participaram, nesta segunda edição da Competição GaME, 36 equipas de todo o país, sendo um total de 223 alunos e 43 professores envolvidos. Cada um dos primeiros classificados recebeu um prémio que se traduz em medidas de eficiência energética para a sua escola.

Financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta competição é promovida pela S.Energia - Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete em colaboração com as Agências de Energia Nacional (ADENE), de Almada (AGENEAL), de Loures (AMEAL), de Seixal (AMESeixal), do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), do Centro (AREAC), do Interior (ENERAREA), e da Arrábida (ENA), assim como as empresas Cascais Ambiente e EDIGMA, na qualidade de parceiros.

Evento final GAME

Esta entrega de prémios da competição GaME teve lugar no âmbito da celebração do evento final da Medida, que proporcionou no Parque José Afonso um dia interativo para os mais de 300 alunos e professores participantes, partilhando os resultados do projeto e disponibilizando diversos jogos interativos sobre a temática da energia e do ambiente (Quiz do GaME, Energy GaME, e Aqua Challenge), e jogos exteriores organizados pelas Agências Parceiras.

Assim, a ENA disponibilizou as Maletas da Sustentabilidade e dinamizou o jogo gigante "As metas do Planeta", um recurso lúdico e didático sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas onde os alunos foram convidados a participar ativamente.

Este evento integra-se nas atividades da Semana Europeia da Sustentabilidade organizada pela Comissão Europeia (EUSEW 2019).

Vencedores da 2ª edição GaME:

01º

Escola Profissional Bento de Jesus Caraça

AMESEIXAL

02º

Agrupamento de Escolas da Lousã

AREAC

03º

Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas

AREANATEJO

04º

Agrupamento de Escolas Lima de Freitas

ENA

05º

Escola Secundária José Afonso

AMEAL

06º

Escola básica José Afonso, Alhos Vedros

S.ENERGIA