ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
16 Mai 2018
Participação da ENA na 4ª reunião do Consórcio do projeto COMPOSE

A ENA participou na 4ª Reunião de Consórcio do projeto COMPOSE que teve lugar em Sutomore, Montenegro, nos dias 14 e 15 de maio. Este projeto é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Territorial Europeia InterregMed


O projeto COMPOSE tem como objetivo principal fomentar a utilização de fontes de energia renováveis e de equipamentos energicamente eficientes em zonas rurais e de cariz misto rural e urbano.

Este projeto finaliza em 2019, tendo a quarta reunião do Consórcio, que teve lugar nos dia 14 e 15 de Maio em Sutomore, Montenegro, abordado questões técnicas e administrativas de gestão e implementação do projeto, abordando os trabalhos desenvolvidos na implementação e evolução dos projetos-piloto.

A ENA está a implementar dois projetos-piloto:

Sesimbra Natura Park

 O Sesimbra Natura Park é um projecto integrado numa área de exploração rural, que visa o desenvolvimento do ecoturismo e pedagógico de acordo com os princípios de sustentabilidade dos recursos locais. Este projeto já possui um centro de interpretação ambiental, atingindo um público diversificado: escolas, empresas e cidadãos.

Este piloto tem como objetivo criar a independência energética e a sustentabilidade a longo prazo dos edifícios do parque Natura, um “laboratório vivo” que envolve diretamente diferentes tipos de atores e público-alvo. A implementação deste projecto permitirá testar e avaliar um conjunto de soluções e procedimentos tecnológicos, pedagógicos e económicos / empresariais.

Espera-se aumentar a consciencialização, conhecimento e motivação das comunidades rurais para os aspectos inovadores dos procedimentos de eficiência energética, além dos benefícios das mudanças comportamentais no dia-a-dia, demonstrando a viabilidade de algumas medidas, o consequente impacto ambiental, benefícios e promoção de negócios verdes.

Biovilla

A Biovilla é uma cooperativa de sustentabilidade sem fins lucrativos com um grupo de casas de madeira para eco-turismo e apoio às actividades de bio-agricultura e organização de eventos de formação (cursos de gastronomia mediterrânica, ecologia, etc.), ecoturismo e pedagogia para escolas, empresas e cidadãos.É um projeto integrado numa área rural, que visa o desenvolvimento social, económico e ambiental da sua região.

Este piloto visa criar a independência energética e a sustentabilidade a longo prazo dos edifícios da Biovilla. Será criada uma plataforma digital que irá divulgar, através de um monitor exibido no salão principal, o consumo de energia nos edifícios do projeto. Essa plataforma, ligada a equipamentos de monitorização de energia, mostrará dados de consumo de energia em tempo real aos usuários dos edifícios intervencionados, contribuindo para a disseminação de dados que permitirão melhor planeamento e mudança de comportamento para a utilização das instalações e equipamentos do projeto.

A visão e os motivos do operador-piloto / beneficiário são o estabelecimento de um laboratório vivo que será usado para demonstrar a viabilidade e sucesso de FER e EE em áreas rurais entre a comunidade local, contribuindo para a valorização dos recursos energéticos locais, a energia independência e desenvolvimento de novos negócios verdes.

Para mais informações contacte: geral@ena.com.pt