ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
04 Mai 2018
Projectos ESMARTCITY e EnerNetMob

A ENA está a participar nas reuniões de início dos novos projectos financiados do programa InterregMed: ESMARTCITYEnerNetMob


Esmartcity (Enabling Smart Cities in the MED Area Through Networking)

O projecto Esmartcity (Enabling Smart Cities in the MED Area Through Networking), financiado pelo programa de Cooperação Territorial Interreg Med, apresenta um consórcio de dezasseis parceiros de dez países da região mediterrânica, consistindo na articulação de planos de sustentabilidade energética de entidades a nível local, de modo a identificar medidas e implementar soluções que poderão abranger, entre outras tecnologias, equipamentos de monitorização e gestão de consumos de energia em edifícios e iluminação. Alguns parceiros irão adquirir, instalar e monitorizar equipamentos.

Para mais informações contacte: geral@ena.com.pt


EnerNETMob (Mediterranean Interregional Electromobility Networks for intermodal and interurban low carbon transport systems)

O projecto EnerNETMob (Mediterranean Interregional Electromobility Networks for intermodal and interurban low carbon transport systems), financiado pelo programa de Cooperação Territorial Interreg Med, apresenta um consórcio de quinze parceiros de onze países Europeus. No âmbito deste projeto, a ENA irá trabalhar, em conjunto com os restantes parceiros, na concretização dos seguintes objetivos:

  1. Estabelecer uma política inter-regional conjunta MED para os meios de transporte elétricos, implementando um modelo comum de "Plano de Mobilidade Elétrica Sustentável" integrado com os Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e seguindo os critérios do Pacto de Autarcas.
  2. Implementar redes "Mediterrânicas de Mobilidade Elétrica Inter-regional" paralelas e interligadas, unindo cidades, ilhas e terminais intermodais a nível regional e inter-regional.
  3. Desenvolver projetos-piloto em serviços públicos para partilha de soluções ao nível da mobilidade elétrica (como “e-car sharing”, “e-car pooling”,”e-bike”).
  4. Capitalizar e partilhar políticas e estratégias inter-regionais para o transporte elétrico, bem como normas comuns e orientações de conceção para sistemas de mobilidade elétrica.

Para mais informações contacte: geral@ena.com.pt