ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Sensibilização, educação, informação e comunicação

Sendo uma entidade que visa o desenvolvimento sustentável da comunidade onde se insere, a ENA atuará na construção de parcerias, articulação e integração de projetos e captação de apoios à sua concretização.

Por outro lado, e tendo em conta o papel crucial da ENA enquanto promotora da alteração de comportamentos e hábitos de utilização dos recursos, pretende-se o envolvimento dos diversos agentes locais de modo a criar uma cultura energética verdadeiramente eficiente. Sendo a mudança de comportamentos uma área de atuação difícil, com resultados nem sempre percetíveis no imediato mas que perduram no tempo e se multiplicam na comunidade, a comunicação, informação e educação revestem-se de especial importância no plano de atividades da ENA, que trabalhará no sentido de capacitar cada cidadão, enquanto produtor ou utilizador da energia, para escolhas e decisões mais conscientes.

As atividades seguidamente descritas são complementadas pela informação constante do Anexo B “Plano de comunicação e divulgação”.


» Iniciativas Selo Verde, Eco Famílias e Eco Empresas

O Selo Verde é uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, à qual a ENA se aliou desde a sua mais primordial fase de conceção. Esta iniciativa visa o reconhecimento público e atribuição de prémios às entidades que se destaquem pela sua performance energética e ambiental. Aprovado o regulamento do Selo Verde, 2017 será o ano de arranque desta iniciativa, sendo que a ENA terá um papel fundamental na avaliação dos candidatos à atribuição deste galardão.

As iniciativas Eco Famílias e Eco Empresas foram desenvolvidas pela Câmara Municipal de Palmela no âmbito da criação de projetos e mecanismos de envolvimento da comunidade para implementação do PAESP, nomeadamente de cidadãos e empresas localizadas no Concelho de Palmela. A ENA irá dar continuidade ao apoio ao Município na divulgação, implementação, envolvimento da comunidade e acompanhamento destas iniciativas.

Objetivos para 2018: Participação ativa na divulgação, implementação, envolvimento dos agentes da comunidade e acompanhamento do Selo Verde, Eco Famílias e Eco Empresas.


» Iniciativas dirigidas a associados, no âmbito de temáticas específicas

Sendo cada vez maior o interesse em trabalhar com os seus associados, a ENA irá implementar, em 2018, campanhas de sensibilização dirigidas a trabalhadores e agentes diretamente envolvidos, bem como abrangendo a comunidade em geral.

Objetivos para 2018: Conceção e desenvolvimento de pelo menos uma campanha de sensibilização, no âmbito de temática específica.


» Recolha, sistematização de informação e realização de ações de divulgação e esclarecimento sobre programas e linhas de apoio a projetos e investimentos

A ENA trabalhará no sentido de reunir toda a informação relevante no âmbito dos “Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020” e sobre o “Quadro Estratégico Comum” (QEC), de forma a poder apoiar os seus associados na idealização e obtenção de financiamento para o desenvolvimento de projetos conducentes a uma economia de baixo carbono e eficiente no uso dos recursos naturais.

Para melhor esclarecimento das particularidades de cada programa, a ENA organizará, sempre que tal se justifique, sessões de informação, para as quais estabelecerá parcerias com as entidades que intervêm nas diversas áreas abordadas.


» Formação/sensibilização nas áreas do ambiente e da energia

Desenvolvimento do Jardim das Energias

O Jardim Multissensorial das Energias, cuja instalação está em curso, projeta-se como um espaço inclusivo onde todos poderão fazer uma viagem pelo mundo das energias enquanto passeiam pelo bonito Jardim Camilo Castelo Branco, na encosta onde se localiza o edifício da ENA.

Pensado para ser usufruído por todos (alunos do ensino pré-escolar ao secundário e população em geral) incluindo aqueles que apresentem limitações de ordem física e mental, este espaço terá um forte caráter de integração social, pelas sinergias a estabelecer com as populações dos bairros adjacentes.

Esta experiência inclusiva será concretizada pela instalação permanente de equipamentos e painéis informativos que possibilitem a realização de um percurso interpretativo e que, privilegiando a interatividade e a experimentação como forma de enriquecer a comunicação com o visitante, irá dotar a Cidade de Setúbal de uma ferramenta deveras importante na formação e sensibilização dos diferentes públicos para as questões das energias renováveis e da utilização racional de energia.

Objetivo para 2018: Participar na implementação e monitorização do projeto Jardim das Energias.

Preparação e desenvolvimento de ações de formação para públicos específicos

No período de 2018 dar-se-á continuidade ao levantamento de necessidades de formação nas áreas do ambiente e da energia e à preparação e implementação de um plano de formação, cujas ações poderão ser certificadas e desenvolvidas em parceria com outras entidades, no âmbito de projetos ou protocolos, dirigido a diferentes públicos, a saber:

  • Técnicos municipais,
  • Técnicos das empresas associadas da ENA,
  • Técnicos de empresas não associadas à ENA.

Objetivo para 2018: Implementar três sessões de formação.

Formação e qualificação dos técnicos da ENA

A ENA procurará formar e manter uma equipa técnica motivada e competente nas suas áreas de intervenção, criando um conjunto diversificado de valências que lhe permitam responder com eficácia às solicitações dos seus associados e demais entidades da região.

Objetivos para 2018: Formar e atualizar as competências dos técnicos nas áreas do ruído, Global Reporting Initiative, fatores ESG, nos domínios do ambiente e da energia.


» Sensibilização, divulgação e formação da comunidade educativa

Formação de professores

Tendo por objetivo a otimização das ações de sensibilização da comunidade escolar, a ENA irá desenvolver um conjunto de ações de formação orientada para os professores, nas quais serão abordadas as áreas da utilização racional de energia, promoção ambiental, mobilidade sustentável, entre outras, nomeadamente no âmbito do projeto “Maletas da Sustentabilidade”.

Objetivo para 2018: Desenvolver e implementar um curso de formação no âmbito do protocolo com o Centro de Formação de Professores da Ordem de Santiago e uma ação de formação no âmbito das Maletas da Sustentabilidade.

Criação de recursos educativos e de ferramentas pedagógicas

Em 2018, a ENA continuará a idealizar e criar recursos pedagógicos e educativos nas áreas da sustentabilidade energética e ambiental, dirigidos aos diversos públicos-alvo, de modo a poderem ser divulgados de forma itinerante junto das mais diversas instituições e eventos, nomeadamente ao nível do ensino pré-escolar.

Especificamente no que toca à promoção e divulgação das Maletas da Sustentabilidade, a ENA disponibilizará e implementará, com as escolas, os materiais didáticos e atividades que abordam os seguintes temas:

  • “Pegada de Carbono”: abordada temas relacionados com a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o clima e as alterações climáticas.
  • “Desperdício Zero”: são desenvolvidos temas relacionados com o consumo sustentável, a economia verde, o uso eficiente de recursos, o ciclo de vida dos materiais e a valorização dos resíduos.
  • “Arrábida Serra e Mar”: apresenta e desenvolve temas relacionados com o oceano, a defesa do litoral, a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e o património natural.

Serão também desenvolvidas atividades conjuntas no âmbito da recolha seletiva, particularmente no que diz respeito à recolha dos óleos alimentares usados, ações de promoção ambiental e dos valores da eficiência energética e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas.

Objetivos para 2018: Dinamizar e divulgar os materiais didáticos e as atividades das Maletas da Sustentabilidade.


» Informação e comunicação

Elaboração de Relatório de Sustentabilidade da ENA (critérios e fatores GRI e ESG)

A ENA reforçará as suas competências técnicas, através de formação específica e atualização dos seus técnicos, no domínio GRI (Global Reporting Initiative) com integração de fatores ESG (Environmental, Social and Governance), de forma a elaborar Relatórios de Sustentabilidade de entidades associadas.

Objetivo para 2018: Elaborar o Relatório de Sustentabilidade da ENA.

Realização de seminário e workshops

A ENA irá organizar um Seminário subordinado à temática do investimento e financiamento da energia, nas vertentes eficiência e fontes renováveis. A organização e implementação deste Seminário contará com o apoio e participação do ManagEnergy (UE), na sequência do interesse demonstrado pelo gestor desta iniciativa Europeia. Pretende-se, no âmbito da organização deste evento, envolver entidades Europeias com responsabilidade nas áreas financeira, energética e ambiental, bem como atrair um conjunto de especialistas - oradores e participantes de referência.

Enquadrado na realização do seminário, serão previamente desenvolvidos um conjunto de Workshops com empresas da região em que serão apresentados e discutidos modelos e vias de financiamento à eficiência energética.

Objetivos para 2018: Preparar e organizar workshops temáticos para as empresas e um seminário internacional, em conjunto com o ManagEnergy.

Preparação e realização de atividades promocionais

Tendo a ENA celebrado, em 2016, o seu 10º aniversário, importa reforçar a divulgação das suas atividades e a consciencialização coletiva da sua existência, através da concretização de ações promocionais, a saber:

  • Divulgação das atividades da Agência junto de empresas, de atores nas áreas da energia e do ambiente, e outras entidades.
  • Elaboração de materiais promocionais.

Objetivos para 2018: Conceber e produzir um vídeo institucional e material de promoção da ENA.

Manutenção do Sítio Web, participação ativa na comunicação e redes sociais

Ao longo de 2018 será atualizado o Sítio Web, garantindo a divulgação de informação das atividades da agência e reforçando a comunicação com os diversos públicos.

Por via da realização de rubricas regulares, a ENA tem marcado presença junto dos órgãos de comunicação social, como O Setubalense, Setúbal na Rede, Jornal do Pinhal Novo, Semmais e Sesimbra FM, bem como participação em diversos canais de comunicação dos seus associados e outras entidades, como sejam boletins municipais e a revista da Fertagus “Em Linha”.

Prevê-se, em 2018, a continuidade e o reforço deste tipo de colaboração.

A participação da ENA nas redes sociais ocorrerá de forma a divulgar a agência, os seus objetivos e projetos em desenvolvimento.

Objetivos para 2018: Participar nos diversos órgãos de comunicação e redes sociais. Retomar a rubrica semanal de informação “Ecossistema”. Preparar e divulgar, semestralmente, a Newsletter informativa das atividades da ENA.

Esclarecimento de associados e público em geral

A ENA, enquanto vetor de disseminação de boas práticas nas áreas do ambiente e da energia, deverá reforçar as capacidades que lhe permitam esclarecer as entidades associadas e cidadãos, nomeadamente em questões de utilização racional de energia, certificação energética de edifícios, sistemas de conforto térmico, isolamento de edifícios ou comercialização de energia.

O atendimento dos cidadãos será realizado telefonicamente e via Internet, através do Site e contacto de correio eletrónico.

Objetivos para 2018: Prestar esclarecimentos técnicos a associados e cidadãos. Recolher, tratar e divulgar, periodicamente, legislação aplicável às questões energéticas e ambientais, através do Sítio Web da ENA.

Organização e participação em campanhas de sensibilização

Dado o âmbito territorial de atuação da agência, as ações de disseminação a nível local são imprescindíveis para a divulgação do seu trabalho junto da comunidade e de aproximação dos cidadãos.

Neste sentido, a ENA organizará e, sempre que solicitada, apoiará os seus associados na realização de campanhas de sensibilização, nomeadamente no âmbito dos Dias da Energia, da Semana Europeia da Mobilidade, entre outros temas.

Enquadrados nas ações de divulgação de boas práticas, dar-se-á continuidade ao desenvolvimento dos projetos:

  • Gastronomia de baixo carbono (Low Carbon Food Festival): Retomar a ideia de projeto que visa a promoção da alimentação saudável com base em produtos locais e a redução do desperdício. Pretende envolver-se, neste projeto, nomes sonantes da culinária nacional, com o triplo propósito de dar visibilidade à ideia e conceito, de desenvolver um conjunto de receitas que, utilizando apenas produtos locais, conduzam à redução da pegada ecológica associada à alimentação e, por outro lado, promover a redução do desperdício de alimentos.

Este projeto procura passar a mensagem de que a racionalidade energética e a sustentabilidade são inerentes às mais diversas atividades do nosso quotidiano, devendo ser dinamizado pela ADREPES, com o suporte da ENA, em parceria com os municípios, se possível integrado num dos vários festivais de gastronomia que ocorrem ao longo do ano.

  • Edifício++: Visa valorizar e dar visibilidade aos edifícios públicos e privados que apresentam um melhor desempenho energético.

No âmbito deste projeto, a ENA dará continuidade, durante 2018, ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, selecionando, para avaliação, os edifícios que, na sua área de intervenção, obtenham a classificação de A+ no âmbito do Sistema de Certificação Energética. Um júri avaliará os edifícios selecionados e elegerá o melhor edifício nas classes residencial, pequeno edifício de serviços e grande edifício de serviços.

Os vencedores receberão uma placa, a colocar à entrada do edifício, sendo amplamente publicitadas as distinções atribuídas.

  • Curtas da mobilidade: Durante a semana europeia da mobilidade prevê-se a realização de um pequeno festival de cinema, de curtas-metragens, dedicado ao tema da mobilidade. As sessões de cinema poderão ser realizadas em escolas, auditórios municipais, ou outros lugares considerados convenientes dos três municípios.

Sugere-se a criação de um prémio que incentive, a nível local, a realização de pequenos filmes sobre as questões da mobilidade sustentável. Estes filmes pretendem incutir, nos jovens da região, valores da sustentabilidade ao nível da mobilidade e dos transportes.

  • “Bicycle Film Festival”: Este é o maior evento global no que diz respeito à cultura da bicicleta, que contempla não apenas a exibição de filmes de vários países, orientados para a temática das bicicletas, mas também a realização de festas, bike sprints, torneios de bike polo, passeios, entre outras atividades.

A ENA propõe trazer, para a região da Arrábida, esta iniciativa, que já teve três edições na cidade de Lisboa, nas quais registou audiências anuais de cerca de 300 mil espectadores.

Este festival percorre anualmente várias cidades de todo o mundo, entre as quais Londres, Brighton, Chicago, Basileia, Milão, Sydney, Dusseldorf, Amesterdão, Nova Iorque, Madrid e Rio de Janeiro.

Não havendo restrições às candidaturas, em termos de género ou de duração, as obras escolhidas para o “Bicycle Film Festival” são exibidas num circuito mundial que, de acordo com a entidade organizadora “integra uma programação transdisciplinar, celebrando a bicicleta pelo cinema, música e artes”.

Objetivos para 2018: Realizar o concurso “Edifício ++” para atribuição de prémios aos edifícios identificados em 2016 e 2017 como mais eficientes. Realizar, nos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, a iniciativa “Curtas da mobilidade”. Estabelecer contacto com a entidade organizadora do festival “Bicycle Film Festival” e analisar a viabilidade da sua realização na região da Arrábida, se possível a partir de 2018.

Participação em eventos e conferências

Dada a importância da comunicação, troca de experiências e de informação com outras entidades, a ENA participará em eventos e iniciativas sobre temas específicos.

O contacto com entidades congéneres no âmbito de fóruns especializados e encontros técnicos possibilita a divulgação do trabalho da agência, a criação de parcerias e angariação de projetos, contribuindo para o crescimento da ENA.

No âmbito das áreas temáticas de intervenção, a agência organizará, participará e dar-se-á a conhecer em eventos que promovam a divulgação, promoção de boas práticas e sensibilização de diversos grupos-alvo.