ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
Eficiência Energética

» Promoção da eficiência energética em escolas, edifícios e equipamentos associados

Desenvolvimento, implementação e acompanhamento de planos energéticos municipais

Colaboração com os serviços técnicos dos Municípios da área de intervenção da ENA no levantamento e sistematização de informação e elaboração de planos energéticos, em articulação com os Planos de Ação para a Energia Sustentável.

Objetivos para 2018: Dar continuidade ao desenvolvimento do plano energético para o Município de Setúbal, iniciado em 2015. Iniciar o processo no Município de Sesimbra.

Gestão da manutenção dos edifícios públicos

Tendo em conta a importância da manutenção das condições ótimas de operação dos sistemas para minimizar o consumo de energia do edificado, a ENA continuará a apoiar os seus associados na elaboração, implementação e acompanhamento de planos de gestão da manutenção.

Objetivos para 2018: Desenvolvimento de suporte informático para a gestão da manutenção. Implementar e gerir o sistema de manutenção nas escolas de Palmela e Setúbal. Concluir o levantamento realizado aos equipamentos ativos do município de Sesimbra e elaborar planos de manutenção para edifícios sob a alçada dos municípios de Setúbal e Sesimbra.

Auditorias energéticas e planos de racionalização de consumos

Realização de auditorias energéticas, que incluem a caracterização de consumos, identificação de medidas de eficiência energética e verificação dos pressupostos técnicos e económicos para a sua concretização.

Para além dos municípios, perspetiva-se para 2018 a realização de auditorias energéticas em instalações de alguns dos associados da ENA.

Objetivos para 2018: Auditar sete edifícios e equipamentos.

Apoio à gestão da Iluminação Pública dos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra

Na sequência dos cadastros de Iluminação Pública, elaborados pela ENA, e da integração da informação dos respetivos cadastros da EDP, a ENA prestará apoio aos serviços técnicos do Municípios na atualização dos cadastros já elaborados. Por outro lado, será dado apoio na melhoria e gestão da rede, através da classificação de vias para suporte ao lançamento de concursos para aquisição e instalação de equipamentos mais eficientes, nomeadamente através de soluções de financiamento do Tipo ESE.

A ENA apoiará os Municípios na preparação de fundamentação para iniciar os processos de negociação dos novos contratos de fornecimento de energia da rede em Baixa Tensão, permitindo articular o cadastro de IP com o próprio cadastro da EDP.

Neste âmbito, participará no grupo de trabalho da RNAE, em conjunto com as restantes agências de energia.

Objetivos para 2018: Apoiar a fundamentação de processos de negociação dos três Municípios.

Auditorias energéticas às frotas de entidades associadas

Realização de auditorias energéticas às frotas de entidades associadas, de modo a identificar áreas de intervenção, elaborar, implementar e acompanhar Planos de Racionalização dos Consumos de Energia, de acordo com o disposto no RGCE – Transportes (Regulamento de Gestão do Consumo de Energia para o Setor dos Transportes). Desenvolver estratégias para classificação energética das frotas.

Objetivos para 2018: Elaborar relatórios trimestrais e anual para a Fertagus e TST. Dar continuidade ao apoio prestado à Fertagus no âmbito do RGCE e alargar esta atividade para a TST.

Apoio na identificação de serviços e produtos mais eficientes e implementação de processos de financiamento e de aquisição

Prestação de apoio, às entidades associadas, na identificação de necessidades e implementação de processos que permitam a escolha de prestadores de serviços e a aquisição de produtos e equipamentos de acordo com critérios de eficiência e sustentabilidade.

No âmbito desta ação, a ENA irá dar continuidade à implementação do projeto Edulux, dirigido aos sistemas de iluminação interior dos edifícios das escolas sob a responsabilidade dos Municípios.

Objetivos para 2018: Apoiar e monitorizar a implementação do projeto Edulux nos Municípios da ENA.

Certificação Energética de Edifícios Municipais e de outras Entidades Associadas

Apoio aos serviços técnicos Municipais, e de outras entidades associadas, no desenvolvimento de processos de certificação energética de edifícios. Na sequência das auditorias realizadas, a ENA irá colaborar na avaliação técnica e económica das medidas propostas ao nível da redução de consumos de energia e manutenção dos sistemas, de acordo com as exigências do SCE.

Objetivos para 2018: Dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Certificação Energética dos edifícios municipais e de outras entidades associadas. Certificar vinte edifícios.


» Desenvolvimento dos Observatórios de Sustentabilidade

Pretende-se, com o desenvolvimento destes observatórios, efetuar a recolha e publicação de um conjunto de dados estatísticos sobre o consumo de energia, gestão de recursos e emissões de gases com efeito de estufa, na região da ENA.

Serão ainda analisadas as faturas energéticas dos municípios, sugeridas medidas para redução dos custos decorrentes do consumo de energia e desenvolvidas ações de comunicação que, com base nos indicadores de desempenho energético e ambiental, promovam a “competição” entre escolas / edifícios / departamentos com o intuito de alcançar um melhor desempenho energético.

Serão analisadas plataformas informáticas já desenvolvidas, bem como analisadas possíveis vias de financiamento para a sua instalação.

Objetivos para 2018: Dar continuidade ao desenvolvimento e monitorização do observatório energético de Palmela e incluir indicadores de sustentabilidade. Implementar processos de criação de observatórios nos Municípios de Setúbal e Sesimbra. Apresentar relatórios trimestrais.